Usina Fotovoltaica Arroio do Silva
A usina do Balneário Arroio do Silva tem previsão inicial de operação até meados de 2017. Com uma capacidade de geração prevista entre 8MW de potência; vai gerar energia suficiente para suprir a demanda de aproximadamente 10.000 residências, comércio e indústrias.
Acompanhe, abaixo, algumas imagens dos trabalhos dos testes de resistência de materias e solo (pile testing), realizados pelas alemãs Aquasoli, MR-Solar, Sikla. Os trabalhos também foram acompanhados pela brasileira Hartbau, representante no Brasil da alemã Sikla.

Área reservada para a instalação da futura usina fotovoltaica.

Área reservada para a instalação da futura usina fotovoltaica.

Michael Ruderisch (MR-Solar); Julian Heiß e Manfred Karl (Aquasoli) da Alemanha. Responsáveis pelo projeto de testes de material e resistência.

Área reservada para a instalação da futura usina fotovoltaica.
A IMPORTÂNCIA DO PILE TESTING
Para se encontrar uma econômica solução e correto planejamento para a fixação das barras de sustentação dos painéis fotovoltaicos, testes de carga devem ser conduzidos no local.
Com estes testes, pode-se determinar com exatidão a composição do solo e necessidades do terreno. Normalmente, as cargas nas barras agem ciclicamente (ação dos ventos, chuva ...) e podem apenas serem estimadas e calculadas com específicos e bastante expensivos programas de computador.
Com testes realizados no local, estas cargas podem ser imitadas e serem diretamente investigadas, chegando-se as reais necessidades e correto design dos suportes para os módulos fotovoltaicos.
- Vide ilustração abaixo.
